Atividades Económicas de Castelo Branco
Sector Industrial:
O sector da construçăo e obras públicas registou uma diminuiçăo dos efectivos durante o último período inter-censitário, de 21.3%, observado-se uma situaçăo semelhante ao conjunto da Beira Interior Sul (23.6%). Esta situaçăo é sobretudo consequência de dois factores, inter-relacionados.
Por um lado, o peso da ruralidade no concelho, como já foi referido e, por outro, a posiçăo geográfica que se traduz num afastamento das áreas urbanas mais importantes do país.
É de prever, porém, que a médio prazo se verifique uma retoma das actividades ligadas à construçăo, uma vez que o concelho começa a gozar de uma situaçăo mais privilegiada em termos territoriais, não só em consequęncia das infra-estruturas rodoviárias construídas e que estăo projectadas, mas também pela dinamizaçăo económica evidenciada nos últimos anos.
Atividades Terciárias:
No domínio das actividades terciárias, observou-se um importante dinamismo em Castelo Branco, registando-se um aumento de perto de 34% no período em análise, superior à Beira Interior Sul e ao Continente.
Este crescimento é particularmente significativo no sector dos serviços pessoais e serviços de apoio às empresas, com uma subida de 45%. A freguesia sede de concelho é, porém, a única em que o sector terciário é predominante relativamente ao primário e secundário, o que permite referir que a generalidade do comércio e serviços estăo concentrados na cidade.